sexta-feira, 20 de junho de 2014

Em busca do Hambúrguer ideal – Receita I


Mês de copa do mundo, vários jogos na TV, provavelmente você irá receber os amigos em casa.  Pois bem, essa é a receita ideal, fácil, rápida, e todos ficam satisfeitos.


Para fazer essa receita, recebi a ajuda do amigo Joeliano, conhecido também como Louro José.


Primeiro passo, escolha dos ingredientes

Para um hambúrguer suculento, a proporção ideal de gordura é entre 12% a 20% de gordura, pesquisei em algumas receitas e a carne que mais se aproxima dessa proporção é a fraldinha.

Fui até ao açougue afim de comprar uma fraldinha, como era feriado e eu não tinha muitas opções, acabei comprando maça de peito para testar. Ela estava bem gordurosa, então pedi para limpar um pouco antes de moer. Na receita II, vamos fazer com a fraldinha e ver também o resultado.

Os queijos escolhidos foram o gouda e requeijão cremoso. 


Para acompanhar, vamos usar um bacon defumado.

Vamos ao preparo

Comer um hambúrguer e não sentir o sabor do queijo não tem graça, para resolver esse problema, ao invés de colocarmos uma fatia de queijo, vamos preparar um creme de queijo, dessa forma o sabor ficará muito mais evidente.

Para isso, rale o queijo gouda. Em uma panela, acrescente o queijo ralado e um pouco de requeijão cremoso (sempre em fogo baixo), misture até obter um creme bem homogêneo, se o creme ficar muito grosso, acrescente um pouco de creme de leite. 



Para deixar o bacon crocante e eliminar um pouquinho da sua gordura, forre um prato com algumas folhas de papel toalha, leve o bacon ao micro-ondas, programe para 1 minuto na potência máxima, depois desse tempo, vire o bacon e repita o processo algumas vezes. Na foto abaixo eu fiz esse processo 6 vezes.



Divida a carne em partes iguais, lembre-se é um hambúrguer caseiro, não é preciso que todos fiquem perfeitos.
Não ultrapasse 200 gramas por hambúrguer, você irá ficar tentado à faze-lo, mas não o faça, vai ficar quase impraticável de comer. Para essa receita fiz hambúrgueres de 160 gramas.

Particularmente, gosto de uma carne mais temperada, as boas práticas dizem o que tempero deve ir somente quando a carne estiver no fogo (frigideira/chapa/churrasqueira), porem acho que dessa forma a carne fica insossa, então eu tempero a carne minutos antes de levar ao forno.
Uma boa dica é utilizar o tempero para churrasco da Bombay, o sabor fica especial. 



Ao preparar a carne, evite utilizar grill elétrico, a carne irá perder o suco e ficará seca, o melhor é utilizar uma chapa, como em casa é difícil ter uma chapa boa, o que mais se aproxima é a frigideira. Utilize uma frigideira grossa.




Em fogo bem alto, coloque um pouco de azeite na frigideira, quando estiver bem quente, coloque os hambúrgueres, não mexa neles, assim que começar a aparecer um liquido em cima da carne, ela estará pronta para ser virada (esse processo deve demorar entre 3 a 5 minutos, vai depender da altura dos hambúrgueres), após virar, deixa no máximo mais 2 minutos e retire os hambúrgueres.

Toda carne ao ser preparada, deve descansar no mínimo 3 minutos, assim o suco se redistribui internamente. 


Dica Importante: Corte o pão ao meio e coloque na frigideira durante uns 30 segundos, pode ser a mesma frigideira que fez os hambúrgueres, isso é importante para “selar” o pão, evitando que o suco da carne entre no pão, mantendo ele no lugar certo.


Monte seu hambúrguer, seja generoso no creme de queijo, ele fica espetacular.


Aprecie com moderação. 

Um comentário:

  1. Essa parada de Louro José aí não estou sabendo não. Mas ficou muito bom, o tempero na carne ficou ótimo e o creme de queijo especialmente espetacular.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: