quinta-feira, 5 de junho de 2014

Em busca do Hambúrguer Ideal

Inegavelmente o hambúrguer é uma unanimidade nacional!! Conheço pouquíssimas pessoas que não apreciam essa deliciosa e gordurosa iguaria. A ideia é tão simples e o resultado maravilhoso, quem diria que seriamos apaixonados por um pedaço de carne entre duas fatias de pão. 


Após ler e reler dicas e formas de se preparar, estou em busca do hambúrguer ideal. Durante esse mês irei preparar receitas diferentes e tentar extrair o melhor de cada uma para o nosso hambúrguer ideal. 

Nos próximos posts irei mostrar os testes e o resultado final. 
Acompanhe essa saga através do nosso blog e fan page.

Breve história do hambúrguer.

O hambúrguer chegou ao Brasil graças ao americano Robert Falkenburg, campeão de tênis em Wimbledon, que abriu em 1952, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira lanchonete, a Bob's, e que seguia os padrões americanos. Também foram introduzidos o milk shake e o sundae. Esta lanchonete passou a fazer parte da crônica social do Rio e do Brasil, sendo frequentada por celebridades da época, como o compositor Villa Lobos, o músico de jazz Booker Pittman, entre muitos outros.
Apesar do hambúrguer ser um comida muito consumida nos E.U.A, ele não início lá, O hambúrguer só foi descobrir a América na segunda metade do século XIX, trazido pelas levas de imigrantes alemães embarcados no porto de Hamburgo, razão pela qual seu primeiro nome no Novo Mundo foi hamburg steak. Era uma comida rústica. Os primeiros a apreciá-la nos Estados Unidos foram os marinheiros que aproveitavam a carne entre dois pedaços de pão para mastigar algo enquanto trabalhavam. Suas origens, no entanto, podem ser encontradas no passado remoto. Durante os séculos XII e XIII, a Europa conheceu as invasões dos chamados mongóis. Na verdade, entre os povos que se agrupavam sob essa denominação estavam os tártaros, tribos nômades guerreiras que habitavam as estepes russas. Os tártaros introduziram na Europa a técnica de moer a carne dura e de má qualidade para torná-la mais digerível. Diz a lenda que os cavaleiros tártaros costumavam levar a carne crua embaixo da sela quando galopavam em suas incursões guerreiras. Na hora de comer, o bife tártaro já tinha se tornado uma pasta. O que se sabe com certeza é que os tártaros foram os que apresentaram o hambúrguer aos hamburgueses. Esses ficaram com a fama de terem sido dos do futuro sanduíche. "Dize-me o que comes e te direi quem és", escreveu em 1826 o gastrônomo francês Antoine Brillat-Savarin (1755-1826).
Fonte: revista Super interessante 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: