segunda-feira, 21 de julho de 2014

Camarão VG à provençal acompanhado de risoto de alho poró


Vamos fazer uma pausa no Hambúrguer ideal, essa pausa é totalmente justificável, não há nada melhor do que agradar aos pais. Meu pai e minha mãe são fãs de carteirinha de frutos do mar, então aproveitei o útil com o agradável. Como eu tenho um amigo (Márcio Sá) que vai praticamente todos os finais de semana ao Rio de Janeiro, encomendei 1 KG de camarão VG e resolvi fazer um prato que os “velhos” adoram.


O Márcio trouxe o camarão já sem a cabeça e sem a casca, ele conseguiu um preço muito bom, pela qualidade do produto. Pagou R$ 58,00/kg.
O camarão VG é bem grande, por isso recomendo que você também limpe o intestino dele, não tem segredo, basta fazer um corte na parte superior e retirar “as coisas verdes” que estão lá dentro.
Camarão bem limpo, vamos ao preparo. Opa espere ai, empolguei tanto com o camarão que me esqueci do risoto. O preparo do camarão é muito rápido, então temos que começar pelo risoto.


Já temos uma receita de risoto em nosso blog, http://www.receitasfimdesemana.com/2012/11/risotto-ao-funghi-petitgateau-e-panna.html, no risoto de hoje vamos usar alho poró no lugar do funghi.



Preparar qualquer receita tomando um bom vinho é fundamental para o bom andamento... J


Para que o risoto e o camarão fiquem prontos simultaneamente, comece o preparo do camarão na última água do risoto.
Finalmente chegou a hora dele....
Esfregue um pouco de alho em cada camarão, depois coloque um pouco de sal por cima deles, não precisa ser muito, se você temperar muito não irá sentir seu sabor característico.
Após temperar, em uma boa frigideira, coloque manteiga e azeite, não use margarina, use manteiga.
Com o fogo no máximo, espere a frigideira esquentar bem.



Dica: Sempre que for utilizar a manteiga para fritar, acrescente também um pouco de azeite, o azeite é um óleo que demora mais tempo para saturar, evitando assim que a manteiga queime.
Quando estiver saindo fumaça da frigideira, acrescente os camarões, um a um.



Não mexa nos camarões, quando mais você mexe mais eles perdem calor. Quando começar a dourar (mais ou menos 4 minutos), vire-os, desse lado deixe no máximo 2 minutos. Frutos do mar não podem ficar muito tempo no fogo, senão eles ficam secos e muitas vezes borrachudos.


Antes de desligar, acrescente ervas frescas, eu coloquei salsinha.



Desligue a frigideira e monte o prato.



Irá sobrar um caldo no fundo da frigideira, não jogue fora, você pode colocar o caldo no arroz ou por cima dos camarões.


Hum... aproveite sem moderação!!!