domingo, 15 de novembro de 2015

Tomates Confitados

Após mais de um ano sem publicar, aqui estou eu de volta. Vamos recomeçar com uma receita bem simples, assim a gente pega o ritmo.

Recentemente fui à casa dos meus pais, interior de minas, vi minha mãe fazendo umas compotas de tomate e resolvi copiar e publica-las, com algumas modificações.

Resolvi incrementar a receita utilizando uma técnica antiga e muito eficaz, a técnica de confitar, antigamente ela era utilizada para ajudar os alimentos a não se deteriorarem, essa técnica é muito utilizada no Confit Canar (Pato Confitado), fiz essa receita há uns três anos, porem ainda não publiquei ela, vou resgatar as fotos para publica-la.

O confit é um tipo de cozimento de alimentos em gordura, em que se emprega baixa temperatura  por uma duração maior para não prejudicar a cadeia de fibras do alimento que é cozido. Esse método oferece maciez e textura ao alimento. 

O processo de confitar pode ser feito com facilidade em casa - não são necessários aparelhos específicos, o essencial é valorizar os ingredientes que serão utilizados e ficar atento à temperatura e ao tempo de preparação. A técnica pode ser feita no forno ou fogão, o ideal é tentar manter a temperatura abaixo dos 70 ºC.

Nessa receita iremos confitar tomates pequenos e cenouras baby.

Ingredientes:

  • ·         Cenouras baby;
  • ·         Tomates vermelhos e amarelos (aqueles tomates pequenos);
  • ·         Azeite;
  • ·         Sal;
  • ·         Alho;
  • ·         Manjericão;
  • ·         Orégano;
  • ·         Pote de Vidro;



Lave bem as cenouras e os tomates.



Coloque em uma panela o azeite ( tem que cobrir os tomates) o alho, manjericão, oréganos, um pouco de sal e os demais temperos que quiser.


É importante não misturar os tomates com as cenouras, eles tem tempo de cozimento diferente, além do sabor.

Em foto bem baixo, o máximo possível, deixe por mínimo uns 40 minutos, lembre-se que tem que ser em foto bem baixo, se o seu fogo não for muito baixo, faça em banho maria.


Após 40 minutos os tomates irão muchar, conforme figura abaixo:



O alho pode ser colocado com casca, não tem problema. Eles ficaram adocicados após o preparo.

Os tomates confitados devem ser armazenados em potes de vidro.



O azeite pode ser utilizado em outros preparos.

Para fazer com a cenoura, basta repetir o mesmo processo, deixando ela no fogo um pouco mais, uns 10 minutos são o suficiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: